Ciúme, Zelo Doentio

Não fique curtindo essa dor. Encare os fatos com outros olhares.

Ciúme, zelo doentio. Lançamento Futuro

Deixar cair o véu que recobre a natureza humana. Deixar a nudez dos sentimentos e emoções apresentarem sua reveladora realidade. Ir às profundas contradições do pensamento.


Romper princípios, valores. Deixar falar a dor, a vida, o medo, o desejo. É a revelação proposta num diário de vida.

O sujeito padecendo da dor, perdido de ciúmes, propõe encontrar os caminhos responsáveis pela sua sorte.

O ciúme mostra, ao longo das páginas, ser sintoma capaz de destruir relações e provocar ira.

Numa persistência invejável, o sujeito vai, aos poucos, desatando os nós da trama costurada pela vida e suas vicissitudes.


terça-feira, 23 de março de 2010

Pensando bem...

"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare)

Bem, acho que Shakespeare não conhecia a psicanálise, caso contrário saberia que o ciúme pode ser um estado passageiro. E ainda, o ciúme não é um monstro que a si mesmo se gera, ele pode ser gerado por passagens mal resolvidas na infãncia.

"De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio." (Michel de Montaigne)

Vejam Michel de Montaigne coloca o ciúme como uma enfermidade, ele sabia ser o ciúme uma doença, porém discordo quando diz que nada serve de remédio, afinal de contas podemos "tratar" esse mal que acomete a alma.

"Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Miguel de Cervantes)

Fantástica definição de Cervantes. O ciumento olha para tudo com óculos de aumento. Na verdade por carregar emoções de fatos antigos, o ciumento, vive duas cenas: a atual e outra a recalcada. Sendo assim suas atitudes, seu olhar em relação a realidade está alterado.

Um comentário:

  1. Olá... gostei mto do seu blog. Parabéns!! Nunca fui feliz por causa do ciúmes. Todos os meu relacionamentos terminaram por causa dele. Atualmente namoro a pessoa que considero, dentre todas, a mais maravilhosa e perfeita. Quero estar ao lado dele por toda a minha vida. No entanto, tenho destruído tudo por causa do ciúmes, com direito a agressões físicas, perseguição, humilhação e tudo mais que se possa imaginar. Hoje ouvi de uma amiga que gosta muito de mim que ele deve ser um doente por ainda estar comigo e que eu preciso me tratar urgente. Não disponho de condições financeiras para tal... e preciso de ajuda... o que vc me sugere???? Um abraço.

    ResponderExcluir